A estrutura política e administrativa tradicional de Timor Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família. Um pequeno grupo de famílias compõe uma povoação, na sua maioria dispersas pelo terreno, vulgarmente designadas por cnuas. O chefe de povoação constitui a escala mais baixa da nobreza timorense.
Ao conjunto de várias cnuas chama-se suco, administrado pelo chefe de suco, e, ainda que alguns possam ser independentes, a sua maioria agrupa-se em reinos ou regulados, regidos por liurais, reis ou régulos. Estes liurais constituem-se como coronéis das forças militares que defendem os seus territórios, ocupando os restantes chefes hierarquias administrativas paralelas às militares.
Antigamente, os reinos pertenciam a dois impérios, oo dos Belos, que dominavam a metade oriental da ilha, e o dos Baiquenos, império da metade ocidental de Timor. Os recentes conflitos sobre a soberania da ilha de Timor têm raízes vernaculares.

A sucessão do poder administrativo e político timorense possui um carácter hereditário, no entanto, não obrigatóriamente directo, pois a sucessão pode recair sobre um segundo filho ou um sobrinho. Ainda que detentores do poder executivo, os liurais são controlados pelos ansiãos do reino, em particular pelo dato-bei, o chefe-sombra, sobre quem recai a responsabilidade de guardar e fazer cumprir os usos e costumes. Apesar de, actualmente, o liurai não possuir praticamente poder político ou administrativo, a sua figura mantém-se e é alvo de respeito e reverênciapor parte de toda a população timorense.
O Governo
O governador é o representante máximo da metrópole, com poderes quase absolutos, detendo funções tanto executivas como legislativas. A sua administração é assistida por um Conselho de Governo e por um Conselho Legislativo. A província é dotada de um regime financeiro próprio, que lhe cabe gerir e proteger. A administração central governa todos os distritos, que, por sua vez, se dividem em postos administrativos, que incluem os tradicionais reinos e sucos.

Distritos e Subdistritos
Em termos administrativos, Timor Leste encontra-se dividido em 13 distritos: Bobonaro, Liquiçá, Dili, Baucau, Covalima, Ainaro, Manufahi, Viqueque, Manatuto, Lautém, Ermera, Aileu e Oecússi, enclave no território indonésio. Cada um destes distritos possui uma cidade capital e é formado, por sua vez, por subdistritos. por exemplo, no distrito de Baucau, a cidade capital é Baucau e tem como subdistritos Baucau, Vemasse, Venilale, Fatu Maka, Quelicai, Baguia e Laga.
Os 67 subdistritos inscritos nos 13 distritos possuem, cada um, igualmente uma cidade capital, subdivisões administrativas - os sucos - que variam entre 2 e 18 por subdistrito. O distrito de Baucau é o que possui um maior número de sucos - 63.
Sem comentários:
Enviar um comentário