segunda-feira, 15 de março de 2010

6. Usos e Costumes de Timor


Tradições e Curiosidades
As Famílias
Não se admire que em Timor-Leste todos sejam irmãos, parentes uns dos outros.
Os tios, irmãos do pai e respectivas mulheres-são designados pais pelos filhos de mães irmãs, logo, filhos de mães irmãs são irmãos entre si.
Os sobrinhos, filhos de irmãos, já não chamam pais aos tios mane foum: às tias, irmãs do pai, tratam-nas por ki'i e aos tios, maridos das tias, tratam-nos por bagi.
O termo bagi também se aplica no tratamento recíproco entre o tio e os sobrinhos.
Os primos tratam-se por rian que equivale a cunhado, abrindo a viabilidade do casamento dos filhos das irmãs com as filhas dos irmãos delas.


A Religião


Foi através dos portugueses, navegadores e missionários, que o povo timorense entrou em contacto com a religião católica, que ainda hoje permanece em uso.



Vestuário de festas


Em festas, comemorações por mínimas que sejam os timorenses usam "tais" - panos tradicionais de Timor confecionados artesanalmente.



Pesca

As artes da pesca em Timor podem ser tão diferenciadas quanto os locais onde se praticam:nos ribeiros e lagos os pescadores usam redes e camaroeiros; no mar, dirigem os tradicionais baleotes ou beiros


Curiosidades

Os galos são considerados animais de estimação, entretanto, estas aves também são utilizadas como entretenimento e irresponsávelmente colocadas para brigar.

Segundo crendice popular, a pessoa que cortar a crista do galo ficará curádo de diversas doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário